domingo, 18 de outubro de 2015

Charlot / Julito / Bastião – A história dos audazes acrobatas tauromáquicos figueirenses, aqui recordados 50 anos depois!

Os acrobatas tauromáquicos da Figueira da Foz, audazes, famosos e bairristas, foram o Joaquim Jorge (Charlot), o Júlio de Carvalho (Julito) e o Sebastião P. Monteiro (Bastião). 
No início da década de 30 do século passado os então ousados e atletas ‘rapazitos’ Joaquim Jorge e Júlio de Carvalho, aficionados da Festa Brava e sobretudo das touradas realizadas no Coliseu Figueirense, experimentaram ‘por brincadeira’ realizar umas acrobacias com um garraiozito. Corre por detrás, finta pela frente e, numa pequena investida do bicho o Joaquim Jorge, ginasta aprimorado, saltou-lhe por cima, ficando de pé no outro lado. 
O Júlio de Carvalho achou piada àquilo, e realizou também o mesmo acrobático salto. Enpolgados, aprimoraram acrobacias mais ousadas e já por cima de touros “a sério”! Até que participaram pela primeira vez numa tourada de início de época, “bailando” os touros, esquivando-se “in extremis” às investidas, tocando-lhes nos cornos em corrida e, sobretudo, o grande feito de lhes saltar por cima quando eles os “atacavam”! 
 (…/…) no inicio da década de 40 o Joaquim Jorge (Charlot) abandonou as lides, crê-se que por a idade já começar a pesar e para se dedicar mais ao seu emprego no Casino Peninsular da Figueira da Foz (…/…) e quem o substituiu foi Sebastião Pimentel Monteiro, cuja grande paixão era a ginástica acrobática… 

Sem comentários:

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

Translate this newspaper for other languages

---------------------------------------------------------------------------------------------------