sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O inesquecível Show Man!

O Show Man foi uma figura popular que começou por interpretar a música ‘pop’ portuguesa à sua maneira, por meados da década de 50, no bairro do Casal do Rato, Figueira da Foz. Quando se diz “à sua maneira” entenda-se que era ele sozinho, ou algumas vezes com a sua “partenaire” como gostava de anunciar, que fazia o “espetáculo”! 
 Somente com um amplificador daqueles que tinham mais volume do que volume davam, um microfone (por vezes desligado, ele cantava alto) e um gravador de fita de bobine do tamanho de uma mala, apresentava-se sempre impecavelmente vestido e a imitar a voz do cantor que saía do volumoso gravador (hoje chama-se a isto ‘karaoke’)! E depois dançava e imitava os gestos mais característicos do cantor original, animando a sala e cantando romanticamente para os parzinhos namoradeiros que se iam formando para também dançar, bem ‘agarradinhos’ e trocando umas beijocas à socapa! Com certeza que foram vários os namoricos e casórios que nasceram ao som da sua voz e das suas atuações! 
E de tal maneira a fama do seu jeito para esta forma de atuação se espalhou que, em especial nos anos sessenta, começou a ser convidado para realizar e atuar em vários clubes e coletividades, e animar festas e casamentos. Sobretudo no concelho da Figueira da Foz, mas também com diversas chamadas para concelhos vizinhos! 
Show Man, o inesquecível! 
………………….. 
(Já agora, se houver alguém que se lembre de mais dados, expresse-os aqui em comentário!)

1 comentário:

José disse...

para tirar as dúvidas, por acaso não estará a fazer referência ao Gravações Henriques ?

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------